COMUNICADO IMPORTANTE AOS LEITORES DO BLOG PISTAS DA HISTÓRIA.



Caros leitores do blog Pistas da História, lançarei mensalmente a postagem: SÉRIE - PESSOAS QUE MARCARAM A HUMANIDADE, GUERRAS, MULHERES QUE INFLUENCIARAM A HUMANIDADE, DESBRAVADORES, INVENTORES, AS 100 MAIORES PERSONALIDADES DA HISTÓRIA, SOCIEDADES SECRETAS...

Enfim, como puderam perceber existe uma infinidade de assuntos que tratarei no blog de forma descontraída e dinâmica.

Como maio é o mês das mães, mês de Maria, a primeira série que fará parte do post será: MULHERES - DE EVA A MADALENA.

A primeira delas será Madalena.

"Mulheres, sejam submissas aos seus maridos, como ao Senhor. De fato o marido é a cabeça da sua esposa, assim como Cristo, salvador do Corpo, é a cabeça da Igreja." A frase atribuída ao discípulo Paulo na Carta aos Efésios (Efésios 5, 22-23) já deixou muitas feministas irritadas. E com razão, seu tom machista não combina com o papel que as mulheres exercem na nossa sociedade. Mas erra feio quem usa apenas essa passagem para tecer comentários sobre a Bíblia, que aliás servirá de base para meus textos.

A Bíblia é sabido que é uma coletânea de histórias de diversas épocas e escritas por vários autores, o texto sagrado também traz narrativas de mulheres guerreiras, profetas e sábias que comandaram exércitos e decidiram o futuro das nações.

As mulheres estiveram presentes e foram protagonistas na história do povo de Deus. Agora o que aconteceu ao meu ver foi na longa história da tradição patriarcal, os textos foram lidos e interpretados várias vezes, isso encobriu e limitou a atuação dessas grandes mulheres.

O olhar sobre as mulheres da Bíblia teve início em 1895, quando Elisabeth Cady Stanton criou nos Estados Unidos uma versão do livro sagrado dando ênfase aos trechos em que elas aparecem. No século seguinte, esse novo foco ganhou força na década de 60 com o feminismo. 
Os achados desde então são surpreendentes, em suas páginas, a Bíblia e outros livros sagrados, como a Torá, escondem vestígios de sociedades dominadas por figuras femininas. Em vários trechos, é possível notar que as mulheres foram atuantes na transmissão de algumas histórias e existe até mesmo a possibilidade de que elas tenham registrados seus conhecimentos em papiros.

São raros os indícios na Bíblia que falam de mulheres escribas. Um deles aparece no Livro de Reis: "Então Jezabel escreveu umas cartas em nome de Acabe, selou-as com o selo do rei e as mandou aos anciãos e notáveis da cidade" (1 Reis 21,8). Em outro trecho lê-se: "A rainha Ester e o judeu Mardoqueu escreveram e enviaram cartas a todos os judeus das 127 províncias do reino de Assuero" (Ester 9, 29-30).

Pois muito bem, a próxima postagem será sobre MADALENA, compondo a Série: Mulheres - de Eva a Madalena.


As escolhidas foram: Eva, Débora, Maria, Judite, Rute, Ester, Ana, Sara, Agar, Messalina e Madalena.
A pedidos, incluo mais uma: Noemir.

Termino com os versos de Barreto Coutinho que meu bisavô Luiz Figueiredo, grande mestre, fazia questão de recitar: Eu vi minha mãe rezando aos pés da Virgem Maria - era uma santa escutando o que a outra santa dizia.

Abraço a todos e boa leitura.
   

2 comentários:

  1. rsrsrsrs
    Randerson...
    Muito interessante seu blog!

    ass.: Mauro(IFCE)

    ResponderExcluir
  2. Valeu Mauro, que bom que gostou, aceito sugestões de imediato pode ter certeza.
    Grande abraço e boa leitura.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim (Randerson Figueiredo) antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e situações;

OBS: Se você caro leitor quiser material deste blog para pesquisa ou outra finalidade basta entrar em contato comigo preenchendo o formulário que fica na parte superior no canto direito desta página com o nome FORMULÁRIO DE CONTATO, que o mais rápido possível entrarei em contato com você.