MARIA MADALENA - A APÓSTOLA PREFERIDA DE JESUS.





Maria Madalena estava junto ao sepulcro, de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus fora colocado (João 20, 11-12)

Se a história tivesse sido justa com Maria Madalena, ela hoje apareceria em todos os quadros da Santa Ceia como décima terceira apóstola. É evidente que essa afirmação que acabo de fazer é difícil de se imaginar, uma mulher como seguidora fiel dos ensinamentos de Jesus? Sua imagem estaria em lugar de destaque em todas as igrejas como o mais importante discípulo de Jesus. Mas não foi isso o que ocorreu. Ao longo da história, muitos disseram que Madalena era prostituta para tentar desprezar sua liderança apostólica. O pecado de Madalena foi apenas o de saber demais.

O estigma de prostituta e pecadora redimida prevaleceu durante muito tempo, mas uma leitura livre de preconceitos dos textos escritos pelos primeiros cristãos oferece uma visão completamente diferente e instigante dessa personagem, verdadeiro motivo de ter escolhido Maria Madalena para a estreia da série, MULHERES - DE EVA A MADALENA.

Analisando-se trechos da Bíblia, pode-se deduzir que Madalena foi uma grande sábia e uma importante apóstola de Jesus, que o acompanhou desde o início de suas pregações. Ela foi a mulher de quem Cristo expulsou sete demônios e esteve presente em sua morte e ressurreição, sendo a primeira a falar com ele. Também colocou seus bens a serviço do ministério de Jesus, leiam (Lucas 8,2). 

Agora vejam, o curioso é que com relação a sua fama de prostituta, não há uma única passagem no texto em que se afirma isso.
                                   
ESCRITOS APÓCRIFOS - Beijo em Jesus


Os escritos apócrifos, que foram produzidos pelas primeiras comunidades cristãs e não fazem parte da Bíblia, enfatizam seu papel como líder de uma comunidade e companheira de Jesus, sem nunca afirmar que ela era uma prostituta. No Evangelho de Felipe, deixa-se claro que Madalena era a apóstola preferida de Jesus.
O apócrifo Perguntas de Maria e outros escritos da época chegam a admitir que Madalena foi amante, parceira sexual e esposa de Jesus. Sinceramente, caros leitores, opinião exagerada pela maioria dos outros apócrifos, que a consideram apenas como mulher sábia e seguidora de Jesus, sem que tivessem sido casal. O beijo, que é relatado em outros textos significaria apenas transmissão de saber.


.


Madalena foi importante a ponto de despertar revolta em Pedro e André, os dois primeiros apóstolos que se uniram a Jesus. No apócrifo Evangelho de Maria Madalena, que foi encontrado apenas em 1940, no Egito, Madalena anuncia ter tido uma visão de Cristo: "Aquilo que não foi dado escutar, eu vos anunciarei: eu tive uma visão do Mestre". 
A declaração provoca reação nos irmão André e Pedro, que questionam sua condição de mestra. Pedro, enciumado, chega a pedir que Jesus a expulsasse do meio deles. "Será possível que o Mestre tenha conversado assim com uma mulher, sobre segredos que nós mesmos ignoramos?", diz Pedro.
Ela retruca: "Irmão Pedro, que é que tu tens na cabeça? Crês que eu sozinha, na minha imaginação, inventei essa visão, ou que eu disse mentiras?".

No Evangelho de Tomé Pedro questiona a liderança de Maria Madalena: "Eis que eu a levarei a tornar-se homem, para que se torne um espírito vivente igual a nós. Pois toda mulher que se faz homem entrará no reino dos céus." 

O Evangelho de Nicodemos, mais uma vez cito apócrifos, narra que após a ascensão de Jesus ela toma a decisão de levar ao conhecimento do império Romano as atrocidades contra o povo judeu. "Irei a Roma, sozinha, para falar com César e o farei saber quão grande foi o mal feito por Pilatos ao concordar com os judeus injustos", teria dito ela.

PRECONCEITOS


A associação de Maria Madalena com uma prostituta ocorreu posteriormente. Desde os primeiros séculos do Cristianismo ela recebeu leituras preconceituosas que partiram da imaginação fértil de muitas comunidades.
Uma explicação para que isso tenha ocorrido é uma confusão com outras Marias bíblicas.
Ela recebeu interpretações muito controvertidas e ficou como a pecadora arrependida da história.

.

 CONFUSÃO DE MARIAS - Associação de Madalena com outras mulheres é equivocada


Madalena é confundida com várias Marias, nome comum na Bíblia.
Costuma ser comparada com a esposa infiel, salva por Jesus de ser apedrejada (João 8, 3-12) e com a mulher de Betânia que derrama perfume sobre a cabeça de Cristo, enquanto ele estava à mesa (Mateus 26, 6-7). Também é associada equivocadamente com a pecadora que unge os pés de Jesus (Lucas 7, 36-38) e com a irmã de Marta e Lázaro (Lucas 10, 38-42). 
Na realidade, pesquisas recentes apontam que são todas PESSOAS DISTINTAS (estão lendo bem queridos irmãos protestantes, digo isso porque nossos queridos irmão protestantes adoram usar essas passagens para sujar a imagem de Maria, a mãe de Jesus).

A famosa passagem da mulher adúltera, quando Jesus desafia quem não tivesse pecado a atirar a primeira pedra, não menciona seu nome, li a passagem várias vezes e não li o nome de Maria Madalena.

O trecho da unção de perfume em Betânia também não aponta que seja Madalena.
Jesus garante que, ao derramar aquele caro perfume, aquela mulher o estava ungindo para a sepultura e seria lembrada em qualquer parte do mundo. 

Outra personagem relacionada com Madalena é Maria, irmã de Marta e Lázaro. Ela deixava de ajudar nas tarefas de casa para prestar atenção mas palavras de Jesus, que apreciava sua atitude. 

.


NA FORMA DE POMBA


Santa Maria Madalena é celebrada em 22 de julho. Na Idade Média acreditava-se que ela se manifestava na Terra na forma de uma pomba branca para realizar milagres. Na França, na cidade de Vézelay foi criado o primeiro centro de culto madalênico.

Talvez um dia Maria Madalena assuma o seu devido lugar, pois a Igreja só poderá ser uma comunidade de mulheres independentes e de homens maduros quando Maria Madalena vier a ser redescoberta.

Essa foi a primeira postagem da série MULHERES - DE EVA A MADALENA, dentro de alguns dias postarei sobre Maria, mãe de Jesus.

Feliz dia das mães, em homenagem, música de Kelly Patrícia, Regaço Acolhedor.








Oh minh'alma
Retorna à tua paz
Como criança bem tranquila
No regaço acolhedor
De sua Mãe (2x)

Minha mãe é a virgem Maria
É ela que agora vai
Me acolher, me abraçar
Me perdoar, me compreender
Me acalmar, me ensinar
Me educar, 
Me formar, me amar... (2x)

Oh minh'alma retorna a tua paz...















                                                                                                                          Regaço Acolhedor










                     Kelly Patrícia






Indicação de leitura: O outro Pedro e a Outra Madalena - Jacir de Freitas Faria.







counter Viewscounter Views

7 comentários:

  1. Randerson, querido, fiquei imensamente feliz por ter podido escolher a primeira mulher da série. E mais feliz ainda por ser a primeira a saber da publicação do post! Está muito bem feito seu trabalho! Você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Suyane, as opiniões de vocês leitores são importantes para mim.
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Eunalia Medeiros11 de maio de 2010 17:03

    Randerson, li sobre Maria Madalena, excelente!!!
    Seu Blog está demais!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou Eunália, estou fazendo de tudo para agradar os leitores e espero conseguir agradar senão todos mas pelo menos boa parte.
    Saiba que sua participação é importante e nesta postagem sobre Maria Madalena fiz o possível para mostrar ao leitor a outra face que muitos desconheciam, a de que ela não era prostituta como você mesma pode conferir no post acima.
    Esse é o nosso papel como filósofos, já que é filósofa e principalmente como cidadão em busca da verdade (que não é absoluta).
    Grande abraço e pode sugerir postagens.

    ResponderExcluir
  5. Randerson, até onde eu sei, Maria Madalena foi um dos doze apóstolos de Jesus mas o traiu. Inconformada por não entender a não reciprocidade afetiva pelo mestre entregou-o às autoridades romanas antes da famosa, mas não verdadeira traição de Judas. Jesus falou aos apóstolos que dentre os doze somente um era verdadeiro. Judas. Jesus chamou Judas e ordenou-lhe que fosse aos romanos e dissesse a eles onde ele se encontrava. Judas respondeu-lhe que não o faria pois Jesus morreria nas mãos de ímpios, mas Jesus insistiu e lhe disse: Vá e cumpra minha palavra pois já fui traido. Então Judas falou a Jesus que o faria desde que ele tivesse permissão de estar em pouco tempo ao lado dele.
    E assim foi. Judas era o apóstolo verdadeiro de Jesus. Nunca o negou. Após informar o paradeiro de Jesus se enforcou o foi perdoado e esta ao lado de Deus que em terra foi Jesus. Não há mulheres ao lado de Deus. Maria Madalena traiu Jesus entregando-o aos romanos. O Vaticano sabe disso. Mas como dizer muitas verdades ? Judas jamais traiu Jesus. Esta é uma verdade que deve ser sabida.

    ResponderExcluir
  6. Caro Gabriel, só não digo que estás errado porque a história permite muitas interpretações e respeito prontamente a sua. Faço questão de publicar os comentários dos leitores justamente por isso, esse é o objetivo do blog, discutir fatos históricos interessantes, e Maria Madalena é por si só um fato histórico bastante interessante.
    Bem, quero dizer que estudei bastante para escrever a respeito, li o livro que indiquei O outro Pedro e a outra Madalena segundo os apócrifos, e tomei por base os próprios ensinamentos da Bíblia e em nenhum momento li que ela o traiu, pelo contrário, ela esteve com ele o tempo todo, e aquela mulher que ele diz: "quem nunca pecou que atire a primeira pedra" não era Madalena como mencionei na postagem, não há em nenhum momento da passagem que realmente prove que a prostituta era Madalena, a passagem não cita seu nome, depois procure ler e você verá que minha perspectiva histórica não está errada e que tem fundamento.
    Faço questão de publicar fatos ligados a religião, pois muito nos interessa, já fiz curso de teologia e sempre procuro segundo dados históricos saber o que realmente aconteceu, mas é claro ter em mente que NÃO HÁ VERDADE ABSOLUTA GABRIEL, A BÍBLIA PERMITE INÚMERAS INTERPRETAÇÕES!
    Um exemplo disso é a passagem que diz: "é mais fácil um CAMELO PASSAR PELO BURACO DE UMA AGULHA..." A palavra camelo naquela época significa linha, segundo o hebraico ivrit, língua utilizada naquela época; outra passagem:"o Senhor é meu pastor e NADA me faltará" ; em uma das traduções a palavra nada foi introduzida para substituir a palavra NUNCA >>> FICAVA ASSIM: O SENHOR É MEU PASTOR E NUNCA ME FALTARÁ.
    Portanto essa é a questão, de interpretar e conceber os fatos e imaginá-los como seriam naquela época compreende?
    Creio que não cometi nenhum excesso em falar de Madalena, pelo contrário, tive como ponto de partida os apócrifos que nos revelam dados importantíssimos.
    Mas seus questionamentos estão aceitos e esteja a vontade para comentar e deixar sugestões, grande abraço e hasta la justicia siempre.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto, vou compartilhar no FB hoje, no dia internacional da mulher de 2011. Um abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim (Randerson Figueiredo) antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e situações;

OBS: Se você caro leitor quiser material deste blog para pesquisa ou outra finalidade basta entrar em contato comigo preenchendo o formulário que fica na parte superior no canto direito desta página com o nome FORMULÁRIO DE CONTATO, que o mais rápido possível entrarei em contato com você.