MADRE TERESA DE CALCUTÁ - LIÇÕES PARA A VIDA.


Quando recebeu o prêmio nobel da paz em 1979

O post de hoje será simples, sem muitas palavras, porém cheio de significado como não poderia deixar de ser.
Faço uma singela homenagem a Madre Teresa de Calcutá, o motivo vocês sabem: centenário de nascimento desta missionária que encheu os recantos deste mundo de sabedoria, paz e humildade.
Gosto muito de frases, e Madre Teresa foi responsável por grandes frases cheias de significado e que valem e pena serem lidas e relidas. 
Se puder leia ouvindo a música abaixo, A Paz com a voz de Zizi Possi, abraço.


A SANTA DA SARJETA
Por Ana Mary C. Cavalcante, jornalista do Jornal O Povo
A história de madre Teresa de Calcutá não se limita a uma biografia. Porque a biografia tem início na distante Macedônia de 26 de agosto de 1910 e fim na igualmente desconhecida Calcutá de 5 de setembro de 1997. A história de madre Teresa de Calcutá não está tão distante no tempo e no espaço.

O existir de Agnes Gonxha Bojaxhiu, filha de um homem de negócios e de uma mulher bordadeira, vai além. Começa e continua com uma oração, destinada a qualquer um: “Deus nos criou para amar e ser amados, e este é o começo da oração – saber que Ele me ama, que fui criado para coisas maiores”, dizia(-se).

E amar é o verbo que nos põe em movimento. Aos 18 anos, então, postulante em um convento da Irlanda, Agnes escolheu a humanidade como família, proclamou-se Teresa (como Teresa de Lisieux, a santa padroeira das missões), em Calcutá/Índia (1937, quando fez a profissão perpétua como irmã), e peregrina pelas sarjetas do mundo.

“Os pobres que buscamos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estar famintos de pão ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou da confiança de possuírem um lugar em nossos corações”. Com esse norte, idealizou a congregação das Missionárias da Caridade - instituída, oficialmente, no dia 7 de outubro de 1950. Até os anos 90, as casas da congregação abraçariam pessoas da Ásia às Américas e da África à Europa, abrindo portas ainda em países comunistas da antiga União Soviética.

Os biógrafos contam também que madre Teresa, no Natal de 1985, em Nova Iorque, abriu a primeira casa para acolher os soropositivos. A aids era apenas morte. “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”, contrapunha. Acreditando sempre que até um sorriso bastaria, a religiosa recebeu, em 1979, o Prêmio Nobel da Paz.

Mas, ao seguir o Cristo por quem buscou na terra, ela também sofreu açoites. O escritor Christopher Hitchens (autor de The Missionary Position: Mother Teresa in Theory and Practice), um dos críticos mais ferrenhos, duvida da santidade da madre: acusa-a de usar o dinheiro de doações para abrir conventos, desviando o propósito das obras de caridade, além de firmar laços com ditadores e corruptos. Grave ainda, para o ateísta, é cultuar o sofrimento dos miseráveis para obter ajuda financeira. Sem contar a secular queda de braços com os dogmas católicos que renegam o aborto e a contracepção.

Às críticas, madre Teresa de Calcutá costumava responder com suas histórias infinitas. “Uma noite, saímos às ruas e recolhemos quatro pessoas. Uma delas estava num estado terrível. Eu disse às irmãs que cuidassem das outras, que me encarregaria de cuidar da que estava no pior estado. Fiz tudo que meu amor poderia fazer. Cuidei dela, a pus na cama e, então, vi um lindo sorriso em seu rosto. Ela apenas pegou em minha mão e disse-me: ‘Muito obrigado’. E morreu”.

UM POUCO DE MADRE TERESA

O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!!!


"Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante mão muda: tua força interior"
Made Teresa de Calcutá


Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa.

O ser ser humano precisa mais de apreciação do que de pão.


Ama-me por amor somente

Não digas: 
"Amo-a pelo seu olhar, 
o seu sorriso, 
ou modo de falar 
honesto e brando. 
Amo-a porque 
se sente minh'alma em 
comunhão constantemente 
com a sua" 

Porque pode mudar isso tudo, 
em si mesmo, 
ao perpassar do tempo, 
ou para ti unicamente. 

Nem me ames 
pelo pranto 
que a bondade 
de tuas mãos enxuga, 
pois se em mim secar, 
por teu conforto 
esta vontade de chorar, 
teu amor pode ter fim! 

Ama-me por amor do Amor, 
E assim me hás de querer por 
toda a eternidade.


Se você é... 

Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos
e alguns amigos verdadeiros.
Vença assim mesmo. 

Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo
Seja honesto e franco assim mesmo. 

O que você levou anos para construir
Alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo. 

Se você tem paz e é feliz,
As pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo. 

Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo. 

Veja você que, no final de tudo
Será você ... e Deus.

E não você ... e as pessoas!


"Não ame por beleza,pois um dia ela acaba,
não ame por adimiração, pois um dia posso me decepcionar.
Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação."


“Não utilizemos bombas e armas para dominar o mundo. Vamos usar amor e compaixão. 

A paz começa com um sorriso - sorri cinco vezes por dia para alguém a quem não gostarias realmente de sorrir – faze isso pela paz. 

Então vamos irradiar a paz de Deus e assim acender a Sua luz e extinguir do mundo e dos corações de todos os homens todo o ódio e amor pelo poder.”


“Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas, é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca foi entre você e os outros.”

POR VEZES SENTIMOS QUE AQUILO QUE FAZEMOS NÃO É SENÃO UMA GOTA DE ÁGUA NO MAR. MAS O MAR SERIA MENOR SE LHE "FALTASSE UMA GOTA"

O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso.

É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.



3 comentários:

  1. Queremos parabenizar a você pelo blog e convidá-lo a visitar o nosso Cordelirando e ler um cordel sobre a Lei Ficha Limpa.
    Neste cordel, Salete Maria nos informa, de maneira clara, porém simples, a respeito deste assunto tão importante, principalmente nos dias de hoje!
    Abraço fraterno,
    Equipe Cordelirando

    ResponderExcluir
  2. muito bom descobrir que existiram e existem pessoas BOAS nessa nossa VIDA ,Deus nos permita que possamos ser uma delas, parabéns pelo blog e assim poder-mos aprender sobre a historia dessa Guerreira que foi Madre Tereza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Que Deus nos permita meu caro ou minha cara, sermos pessoas melhores a cada dia, pois a cada dia é uma grande batalha.
      Fique na paz.

      Excluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim (Randerson Figueiredo) antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e situações;

OBS: Se você caro leitor quiser material deste blog para pesquisa ou outra finalidade basta entrar em contato comigo preenchendo o formulário que fica na parte superior no canto direito desta página com o nome FORMULÁRIO DE CONTATO, que o mais rápido possível entrarei em contato com você.