A RENÚNCIA DE BENTO XVI




Não preciso entrar em detalhes o motivo de estar escrevendo esta postagem, como já é sabido, o papa Bento XVI renunciou ao seu pontificado hoje e permanecerá no cargo até dia 28 deste mês.

Será uma postagem sucinta a respeito de alguns questionamentos.
Sendo bem sincero com você, para mim não foi uma grande surpresa haja vista que Bento XVI já vinha sofrendo algumas tribulações no decorrer de seu papado.
Ratzinger saiu extremamente combalido devido aos constantes relatos de pedofilia que ele fazia questão de ter vista grossa em relação a esse assunto, e eu não estou exagerando quando falo sobre isso.

Sem contar os rumores empreendidos pelo seu ex-mordomo, Paolo Gabrieli, aliás, foram documentos que ele furtou do apartamento particular do líder católico sobre corrupção nos negócios da Igreja Católica com empresas italianas.

Outra questão também foi o agravamento das tensões com o Oriente Médio, especificamente sua declaração sobre Maomé. O papa citou o que seria, segundo ele, uma frase do imperador bizantino Manuel 2º Paleologus sobre a prática de espalhar a fé com violência: "Mostre-me o que Maomé trouxe de novo, e lá você encontrará apenas coisas más e desumanas, como o seu comando de espalhar pela espada a fé que ele pregava".

Teve também um discurso em Auschwitz, durante uma visita ao local onde ficava o mais conhecido campo de concentração nazista na Polônia, em maio de 2006, Bento 16 atribuiu a culpa do Holocausto a "um bando de criminosos" que teriam "abusado" do povo alemão.

As declarações em Auschwitz foram censuradas por importantes figuras da comunidade judaica, para quem as palavras do pontífice teriam reduzido a responsabilidade de aliados e cúmplices do nazismo.

O presidente da União de Comunidades Judaicas Italianas, Claudio Morpurgo, se disse "perplexo" com a declaração de Bento 16 - primeiro papa alemão desde o século 11 - e o grande rabino de Roma, Riccardo di Segni, classificou o discurso como "problemático".
Outro ponto a se falar é sobre os preservativos. Durante uma visita a África, em Março de 2009, Bento 16 criticou a distribuição de camisinha para combater o problema da Aids no continente, que concentra 75% das mortes pela doença no mundo.

“O problema da Aids é uma tragédia que não pode ser derrotada só com dinheiro ou pela distribuição de preservativos - que até pode agravar o problema”, disse o pontífice, ao conversar com jornalistas no avião, a caminho da capital de Camarões.

A Igreja católica prega que a castidade e a abstinência são a melhor maneira de combater a Aids e, segundo o papa, "a única solução" para o problema seria uma mudança "espiritual" que faria as pessoas adotarem um "comportamento correto em relação ao corpo".

As declarações provocaram protestos de entidades médicas e organizações de combate a Aids.
Pedro Chequer, por exemplo, representante no Brasil no órgão da ONU para o combate à doença, chegou a classificar o discurso de Bento 16 como "genocida".

A Igreja Católica Apostólica Romana possui muitos segredos... Mas quem não possui e não é por todos estes quesitos que acabei de elencar que iremos nos afastar da Igreja, do chamado espiritual, pois todas as religiões já que são formadas pelo homem possuem dificuldades e sempre possuirão, pois o homem é falho.

Não cabe a nós julgar o ocorrido e ficar apontando nosso dedo indicador para este ou aquele. A Igreja errou? Sim e continuará errando, pois a perfeição na terra não é privilégio nosso.

Nem Jesus Cristo se achava perfeito, Ele disse: ‘sede perfeito como o Pai é perfeito.’

Acredito que devemos seguir os ensinamentos do Mestre Jesus e procurar a centelha divina para a nossa felicidade e para procurarmos conviver com nossas limitações e aprender que a perfeição não é para amadores.

A seguir algumas curiosidades a respeito de Bento XVI:


15 curiosidades e fatos engraçados sobre o Papa Bento XVI

Que o Papa é pop todo mundo sabe, mas Bento XVI carrega alguns fatos bastante curiosos – alguns até engraçados – que quase ninguém conhece. Listamos aqui algumas das coisas mais curiosas sobre o pontífice e os sete anos em que ele permaneceu no cargo.

1 – Ele tem seis endereços de email. Todos eles começam com o nome “Bento”

2 – Ele é o primeiro Papa a ter um iPad

3 – Ele é também foi o primeiro Papa a ter conta em redes sociais. Ele inaugurou seu espaço no Twitter no ano passado, juntamente com diversas versões para diferentes idiomas, incluindo o português.

4 – Ele passou sua adolescência em Traunstein, Alemanha, quando foi chamado aos 16 anos para o serviço de combate a aeronaves no fim da Segunda Guerra Mundial.

5 – Boatos dizem que ele é apaixonado pelo refrigerante Fanta (o sabor ficou popular na Alemanha nazista devido à dificuldade de importação da Coca-Cola na Segunda Guerra Mundial). Além disso, seu suco preferido é também de sabor laranja. Seu prato favorito é uma receita tradicional da Baviera e leva ravióli feito de batata com tiras de panqueca

6 – Em 1969, ele foi vice-presidente da Universidade de Regensburg, local em que lecionava sobre teologia dogmática.

7 – Ele adora música e ainda cultiva o hábito de tocar piano todos os dias.

8 – Seus compositores favoritos são Mozart e Beethoven

9 – Ele anda pelos jardins do Vaticano todos os dias exatamente as 4h da tarde

10 – O Papa também é nerd! Com mais de 20 mil livros em sua biblioteca pessoal, Bento XVI também fala mais 10 idiomas, incluindo o Latim

11 – Ele é apaixonado por gatos. Ele sempre alimentava gatos de rua que ficavam em torno de seu edifício em Roma, mas uma de suas tristezas é que não são permitidos animais no Palácio Apostólico, a residência papal

12 – Esse amor por gatos faz com que uma das lembranças mais vendidas atualmente aos turistas em Roma seja um divertido chapéu de cardeal para gatos. O preço médio é de US$ 15 (cerca de R$ 30)

13 – Ele é bastante discreto e bastante conhecido por gastar mais tempo em casa, além de evitar ao máximo eventos externos

14 – Pouco antes de se tornar Papa, Bento XVI morava em um apartamento de propriedade do Vaticano. Ele saia para passear com frequência, parando em livrarias para comprar livros ou tomar cafés, como uma pessoa comum

15 – O Papa ainda tem guardados alguns bichinhos de pelúcia costurados por sua própria mãe quando ele era criança.


(atualização em 14/02/2013)


A casa onde o papa mora tem 5 mil quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 banheiros e dezenas de outras salas destinadas a encontros diplomáticos. Esta não é novidade para quem leu o livro “Anjos e Demônios”, de Dan Brown. 

Além de todo esse espaço, os papas têm, desde 1506, um grupo de soldados especiais que fazem sua proteção, exército chamado Guarda Suíça. Mas há alguns requisitos para integrar esse time: é preciso ser homem, ter entre 19 e 30 anos, ter pelo menos 1,74 metro e ter nascido (como você deve ter imaginado) na Suíça.

No Vaticano, é feriado no dia em que o Papa foi eleito. Entre 2005 e 2012, esse dia foi comemorado em 19 de abril.

(atualização em 15/02/2013)

Não podemos nos esquecer que é a história acontecendo agora.

Até a próxima.

<<< Indicação de filme >>>

Agora peço que vocês assistam a este filme, extremamente parecido com a realidade, com o que aconteceu hoje  (11/02/2013).

Título Original: Habemus Papam / We Have a Pope

Sinopse: Após a morte do Papa, o Conclave reúne-se para eleger o seu sucessor. São necessárias várias votações até que se veja a fumaça branca no céu do Vaticano. Quando finalmente é eleito um cardeal, os fiéis amontoados na Praça São Pedro esperam em vão o novo soberano. O cardeal escolhido não parece pronto a suportar o peso de tal responsabilidade. Angústia? Depressão? Medo de não se sentir à altura? O mundo se inquieta, enquanto no Vaticano buscam-se soluções para superar a crise – entre elas o auxílio de um dos mais renomados psicanalistas da Itália.
Em DVD - 15 de Abril de 2011 (Mundial) 
L - Livre para todos os públicos - 104 min  -  Drama
Direção: Nanni MorettiRoteiro: Federica Pontremoli, Francesco Piccolo
»Elenco:
Camilla Ridolfi (Bambina)
Camillo Milli (Cardinal Pescardona)
Cecilia Dazzi (Mamma)
Dario Cantarelli (Attore)
Produtores: Domenico Procacci, Jean Labadie, 
»Países de Origem: Itália
Estreia Mundial: 15 de Abril de 2011 
Estreia Brasil: 16 de Março de 2012


4 comentários:

  1. Heya superb website! Does running a blog similar to this take a great deal of work?
    I have very little understanding of computer programming but I was
    hoping to start my own blog soon. Anyhow, should you have any recommendations or techniques for new blog owners
    please share. I know this is off subject however I just needed to ask.
    Thank you!

    my web blog; favorite fiverr gigs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for visiting my site. Also accessed her and really enjoyed it. It is not so difficult to create a blog, but the best is the wordpress platform. I hope you get success in your journey and where possible return to the site and discover the intricacies of the story. Hug.

      Excluir
  2. O seu blog é excelente! Visite o meu quando puder. O endereço é www.klickhistoria.com.br
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu blog é muito bom, parabéns. Muto elucidativo, com charges, testes. Gostei demais, se você permitir vou divulgá-lo aqui na página de parceiros, pode ser? Se você também puder divulgar o meu agradeço.
      Tudo de melhor! Fraterno abraço.

      Excluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim (Randerson Figueiredo) antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e situações;

OBS: Se você caro leitor quiser material deste blog para pesquisa ou outra finalidade basta entrar em contato comigo preenchendo o formulário que fica na parte superior no canto direito desta página com o nome FORMULÁRIO DE CONTATO, que o mais rápido possível entrarei em contato com você.