CURIOSIDADE # 1 # IMPOSTO SOBRE O CHAPÉU




Entre 1784 e 1811 o governo britânico arrecadou um imposto sobre a venda de chapéus. Uma escala progressiva ia de 3 pence (sobre chapéus que custavam menos que 4 chillings) até 2 shillings (para chapéus que custassem mais de 12 shillings). Fornecedores de chapéus eram obrigados a adquirir uma licença e a exibir uma placa anunciando sua condição de Comerciantes de Chapéus a Varejo. Para aplicar este imposto, selos de tributação deviam ser colocados no interior dos chapéus. A sonegação, pelo comerciante ou pelo usuário, era passível de multa; a falsificação dos selos, poderia num caso extremo ser punida com a morte. Por alguma estranha razão, o imposto só se aplicava aos chapéus dos homens. Impostos semelhantes também incluíam: O imposto da Luva(1785-1794); Imposto do Almanaque(1711-1834); Taxa dos Dados(1711-1862); Imposto do pó para cabelo(1786-1869); Imposto do Perfume(1786-1800) e o imposto do papel de parede(1712-1836).

Talvez o mais famoso tenha sido o Imposto da Janela, criado em 1697. Inicialmente quase todas as casas foram taxadas em 2 shillings; as que tinham 10 e 20 janelas pagavam 4 shillings, e as com mais de 20 janelas pagavam 8 shillings. Esses valores logo seriam aumentados e, em consequência tornou-se comum murar as janelas. Inspetores costumavam se certificar que nenhuma janela tivesse sido ‘furada’.

Com o tempo o imposto foi se tornando impopular, devido ao seu caráter iníquo e ao fato de privar moradores da luz do dia. O imposto foi abolido em 1851.

0 comentários:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim (Randerson Figueiredo) antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e situações;

OBS: Se você caro leitor quiser material deste blog para pesquisa ou outra finalidade basta entrar em contato comigo preenchendo o formulário que fica na parte superior no canto direito desta página com o nome FORMULÁRIO DE CONTATO, que o mais rápido possível entrarei em contato com você.